5 (Ou 6) perguntas chave para perguntar antes de comprar uma franquia

Se você estiver no mercado para comprar uma franquia, sair e comprar uma cópia do empresário este meses revista. Eles apenas liberaram a lista das melhores franquias para 2010. Na parte superior da lista? Metrô, McDonalds e 7-Eleven.



Como eu estava lendo através deste excelente informação, cheguei a pensar sobre o que é importante ao escolher uma franquia? Eu pensei que seria uma boa idéia para marcar sobre algumas questões-chave para obter clareza sobre antes de se aventurar fora e investir muito seu dinheiro em qualquer conceito de franquia. Esta não é uma lista completa, mas uma lista de questões-chave; uma lista de perguntas, que muitas pessoas tendem a ignorar. Você precisa fazer pesquisa muito mais antes de assinar na linha pontilhada.



1. O que é o reconhecimento do nome da franquia?



Franquias funcionam bem, quando existe um nome grande reconhecimento entre o mercado-alvo. Todo mundo sabe sobre metrô, McDonalds e muitas outras franquias. No entanto, antes de comprar uma franquia com pouco ou nenhum reconhecimento de nome na sua área ou mercado, pergunte a mesmo, quanto trabalho perna você está disposto a fazer para construir o seu negócio, enquanto ainda pagando royalties e taxas de franquia. Se uma franquia tem pouco ou nenhum reconhecimento de nome, iniciá-lo quase será idêntico ao lançamento de um novo negócio.



2. Qual é a taxa de sucesso dos franqueados?



Apenas não acredito que os números o franqueador lhe dirá. Muitos franqueadores têm maneiras de fazer com que as taxas de sucesso dos franqueados olhar melhor do que realmente é. Lembre-se, se eles estão dizendo a taxa média de sucesso, ou estão tentando evitar a pergunta, as chances são que eles não estão dispostos a dizer toda a imagem. Uma franquia que está bem estabelecida e execução não deve ter nenhum motivo para ocultar esses dados ou inflar artificialmente os números. A taxa de sucesso de qualquer conceito de franquia deve ser significativamente mais elevada do que o de uma start-up regular. Na verdade um franqueador bem executado deve estar orgulhoso da taxa de sucesso de seus franqueados. Mas lembre-se sempre de que você ainda é o proprietário da franquia e cabe a você para fazer o trabalho. O franqueador pode e não vai lhe dar nenhuma garantia de seu sucesso.



3. O que eles estão fazendo para ajuda você vender seus negócios?



Como uma potencial candidato a franqueado será sua responsabilidade no mercado seu negócio. Você não pode esperar o franqueador para fazer todo o marketing para você. No entanto, existem algumas coisas que você deve esperar de um franqueador. Pergunte o que eles estão fazendo para promover o nome da franquia em seu mercado de área ou de destino. Se você estiver pagando taxas de marketing como parte dos pagamentos em curso, pergunte como estas taxas vão beneficiar você. Se você tem que gastar 5% de sua receita em taxas de marketing, não faz sentido, se nenhum dos que o dinheiro será usado para promover o nome da franquia em seu território.



4. O que exatamente você está comprando?



Antes de assinar com qualquer franqueador, fazer algumas pesquisas e pergunte a mesmo, o que você realmente obter de gastar muito dinheiro para comprar a franquia. Você está recebendo o reconhecimento do nome? Você está recebendo a propriedade intelectual? Você está recebendo suporte de Marketing? Você está recebendo ajuda com sua geração de chumbo? É o conceito da franquia maduro o suficiente para que você não tem que constantemente inovar o produto ou serviço em seu próprio país? Infelizmente, existem empresas lá fora que decidiram seu conceito de franquia muito cedo, e o sistema de franquia não é amadureceu. Como resultado, você terá que executar tarefas empresariais muito mais do que com franquia de outra, mais madura. Sim, você receberá piso térreo da oportunidade de negócio, mas você também terá que fazer muito mais trabalho de perna.



5. Tem um bom ajuste?



Se você está comprando uma franquia de fast food, está você vai ser feliz com a indústria? Você pode ver-se a ajudar no negócio como você está começando? Se você está comprando uma empresa de serviços, são que você "produto" a empresa vende? Em outras palavras, você venderá serviços prestados exclusivamente por si mesmo? Nesse caso, estar conscientes de que você está vendendo seu próprio tempo. Isso é tudo bem, enquanto você está ciente e conteúdo com isso.



A questão mais importante que você precisa perguntar-se:



VOCÊ PODE FAZÊ-LO EM SEU PRÓPRIO PAÍS? Se sua resposta a esta pergunta é sim, ou talvez, você deve investigar o que seria necessário para que você possa iniciar um negócio semelhante em seu próprio país sem royalties e taxas de franquia. Se você tem que fazer para ser empresário-it-yourself, você não pode ser feliz com qualquer franquia. Lembre-se, de uma franquia vai colocar restrições sobre você em termos do que você pode e não pode fazer. Se você não tem nenhum problema com isso, você pode ser um candidato bom franquia.