Abuso de álcool e primeiro trimestre da gravidez

O que deve fazer um pai responsável para garantir o bom desenvolvimento do seu bebê durante a gravidez?



Álcool pode interferir com o desenvolvimento do bebê como cedo como pre-conception e concepção e especialmente nos primeiros três meses de gravidez onde as chances de aborto são mais elevadas. Álcool também pode afetar o desenvolvimento do bebê crescente durante toda a duração da gravidez por isso é importante que a mãe é informada sobre estes efeitos.



Quando o álcool é consumido durante a gravidez, ele vai na corrente sanguínea, atravessa a placenta que nutre o bebê e impede o suprimento de oxigênio no cérebro e outros órgãos que é importante para seu desenvolvimento no presente vital primeiro período de trimestre.



Cada trimestre da gravidez constitui uma etapa de desenvolvimento fetal. Na fase embrionária, a terceira post concepção semana de gravidez humana é considerada o período crítico para o álcool ter os efeitos mais danosos incluindo risco cada vez maior de FAS ou síndrome do alcoolismo Fetal.



Além disso, durante esse primeiro período quadrimestre, o sistema nervoso desenvolve (nas primeiras oito semanas) tornar os resultados mais perniciosos neste período se a mãe é beber álcool. Embora no último trimestre também podem ocorrer danos ao cérebro, vulnerabilidade ao cérebro é mais alta em 15-25 dias. Há também dois períodos de crescimento rápido do cérebro no terceiro mês e para o 6o mês de nascimento que pode ter enorme impacto sobre o crescimento do feto, se a mãe está bebendo.



É melhor para mãe e filho evitar álcool, especialmente no primeiro trimestre e durante toda a duração da gravidez ter o mais saudável possível do bebê. Se a mãe está encontrando dificuldade para parar de beber durante a gravidez, é importante para ela chegar para obter ajuda e para aqueles em torno dela para promover esse também.